segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

SAUDAÇÃO LOCAL A TODOS OS LOCAIS

aqui vão algumas dicas de praias do litoral de sampa

começando por...

BERTIOGA

Quando os portugueses chegaram por aqui encontraram os índios tupis, que chamavam a região de "Buriquioca" ( morada dos macacos grandes ). O povoamento teve início em 1530 , pelo Martin Afonso de Souza.



Antes da chegada dos portugueses, Bertioga era habitada por índios da tribo tupi-guarani, que chamavam o local de “Buriquioca” (morada dos macacos).

Bertioga, como todo Litoral Paulista, possui vestígios da ocupação pré-histórica, comprovados pelos diversos depósitos de calcários existentes na região.

Bertioga possui 33.100 metros de praia, aí vão algumas:

ENSEADA: possui 12 km de extensão incluindo o trecho conhecido como Indaía. É a mais movimentada por ficar perto do centro comercial da cidade.



SÃO LOURENÇO: mais ou menos 5,5 km de praia de boas ondas para o surf e é o principal "point" de Bertioga

Praia extensa, plana e reta. São Lourenço oferece boa infra-estrutura de serviços. É boa para a prática de surf, já que o mar, às vezes, se torna violento e perigoso.

A praia de São Lourenço, que costuma ter águas transparentes, é o "point" do verão em Bertioga, já que em sua orla está o badalado condomínio Riviera de São Lourenço, frequentado por muitos famosos.




ITAGUARÉ: em tupi, significa "pedra das garças". Possui 2,9 km de extensão de areia dura e larga. Proporciona um bom surf , no canto direito.





GUARATUBA : para os índios que significa "lugar onde a onça vem beber água". Na ponta norte fica a barra do rio Guaratuba. Possui 8 km de extensão.



BORACÉIA :possui 4,7 km e significa "lugar de muita gente". Fica na divisa com São Sebastião. Possui quiosques onde se pode almoçar com muita simplicidade. Existe uma aldeia indígena, a 1500 metros da praia.



Forte São João : construída pelos portugueses em 1532 para a defesa da região é a mais antiga fortaleza do Brasil. Foi deste monumento que em 1565 partiram as embarcações para a expulsão dos franceses no Rio de Janeiro e posterior fundação da cidade. Situado no Canal de Bertioga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário